Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Blog Tools
Edit your Blog
Build a Blog
RSS Feed
View Profile
« May 2019 »
S M T W T F S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Entries by Topic
All topics  «
You are not logged in. Log in
TeachingKids
Monday, 6 May 2019
Polemicas Biblicas

 

Falaremos hoje aqui neste momento sobre alguns dos maiores mistérios da Sagrada Escritura, mas tentando no caso, prioriza uma abordagem de conteúdo histórico, na interpretação de historiadores e não na  visão de interpretação religiosa, começando fazendo, uma pequena menção no estudo pelos precursores dos judeus, que eram o povo hebreu ainda que alguns fiéis achem que são todos iguais, judeus, hebreus e israelitas, agora comecemos lá iniciar uma breve passagem  pelos hebreus.

Sobre os hebreus como já mencionamos são os precursores dos judeus na época em que estavam em seu momento nômades, do chamado de Abraão até as guerras pela terra prometida Canaã pelo grandioso Josué, descritos no Pentateuco( chamado Totah pelos judeus), que são os 5 primeiros livros da dentre os vários que compõem  a Bíblia.

Capítulos milagrosos como a divisão do Mar vermelho, o Sol parando no Céu e a queda das muralhas de Jericó por trombetas nao sao vistas literalmente, os judeus tem que ter vindo de algum lugar. Os Hebreus não podem ser uma parábola.

No pentateuco, são descritos  como invasores é definido da própria identidade: os cananeus, os pagãos que conquistaram e aniquilaram, celebravam deuses macabros como o grande touro Moloch, no qual recém-nascidos eram jogados ao fogo. Hebreus conquistaram suas terras com a ajuda da divindade deles é denominada na época Yahweh.

Mas à indícios que a história  não foi assim tão branco e preto, como estão na Bíblia, nem os hebreus vieram de tão longe. O problema é que não há qualquer registro arqueológico desse povo ou dessa conquista. Não há nenhum sinal, nada nos textos egípcios sobre escravos hebreus, as pragas, ou menos, ainda, o mar se abrindo. a primeira referência concreta aos israelitas esta na Estela de Merneptá, de 1208 a.C., que afirmou que "Israel foi deixado em ruínas e sua semente não existe".

Há outro relatos interessantes: duas centenas de anos antes, no reinado do faraó Amenhotep III, os egípcios haviam relatado certos "shasu de Yhw". Shasu quer dizer "beduino". Eles não viviam em Israel, mas em Edom e Moab, ao sul.

E, yahweh, de fato, foi cultuado exclusivamente pelo povo de israel. já os shasu carregaram seu Deus para o norte, em guerras mais lentas que a da Bíblia, e ao mesmo tempo se mesclando com os cananeus que ja estavam la. e isso transformou esses cananeus.

" O crescente consenso entre os arqueólogos é que, no início, a maioria dos israelitas era cananéia", diz Robert Gnuse, professor de Velho Testamento na universidade de loyola, EUA. O arqueólogo Israel finkelstein, da universidade de Tel-aviv, comentou a parte militar: "foi uma conquista lenta, levada a cabo por tribos que provocavam guerras regionais entre 1200 e 1000 a.C. os líderes militares de gerações diferentes provavelmente foram reunidos sob um único nome, Josué".

Segundo essa interpretação histórica como se pode ver os primeiros livros dos relatos da bíblia o povo ainda era um pouco selvagem, que apesar de ter um apego religioso como justificativa a busca por poder ou terras e riquezas, vinha ser justificada pelo uso da “Fé” para cometer esses crimes ou Genocídios até.

 


Posted by preacherkid at 3:08 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post

View Latest Entries